A avaliação pelo Sassmaq é efetuada por organismos certificadores independentes, credenciados pela Abiquim, com experiência reconhecida em certificações de sistemas de gestão da qualidade e gestão ambiental, segundo as normas ISO 9000 e ISO 14000. A aprovação dos resultados e a qualificação das empresas são de responsabilidade dos organismos certificadores.

Estão credenciados atualmente para realizar avaliações pelo Sassmaq os seguintes organismos certificadores:

  1. ABNT CERTIFICADORA
  2. ABS GROUP
  3. BRTUV
  4. BSI MANAGEMENT SYSTEM
  5. BVC – BUREAU VERITAS BRASIL
  6. CERTIFICADORA CONCEITOS
  7. DQS DO BRASIL LTDA
  8. DNV CERTIFICATION BRAZIL
  9. EVS BRASIL CERTIFICADORES DE QUALIDADE LTDA.
  10. FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI
  11. INSTITUTO FALCÃO BAUER
  12. LLOYD'S REGISTER DO BRASIL LTDA.
  13. RINA BRASIL SERVIÇOS TÉCNICOS LTDA.
  14. SGS DO BRASIL LTDA
  15. TECPAR - INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ
  16. TÜV RHEINLAND DO BRASIL LTDA.

Qualificação dos auditores

Auditor, registrado por organismo credenciador nacional ou internacional, que tenha efetuado pelo menos cinco auditorias de ISSO 9001/9002/14001 ou ISO 9001/9002 / OSHAS 18001em indústrias químicas e/ou empresas (pelo menos duas empresas diferentes), engenheiro ou técnico de segurança do trabalho e que tenha comprovado conhecimento de leis, regulamentações, normas nacionais e internacionais de transporte, segurança, saúde e meio ambiente e que tenha sido aprovado no curso de auditor para aplicação do SASSMAQ.

O curso de auditor para aplicação SASSMAQ será ministrado pela ABIQUIM.

O auditor que não atingir a nota mínima (7) na prova do curso, terá até 60 dias para refazer a mesma, submentendo-se à agenda proposta pela Abiquim.

Caso o auditor seja reprovado novamente, haverá a necessidade de submeter-se a novo treinamento dentro do programa estabelecido pela ABIQUIM.

Para a realização do curso de reciclagem os critérios de aprovação serão os mesmos, sendo que até a aprovação (nota mínima 7) o nome do auditor será suspenso da lista de auditores credenciados ficando impedido de exercer auditorias SASSMAQ. Caso não obtenha aprovação na segunda prova, o mesmo continuará suspenso da lista de auditores credenciados devendo submeter-se a um novo treinamento.

Caso o Auditor não seja Engenheiro de Segurança ou Técnico de Segurança, excepcionalmente, a auditoria poderá ser realizada com apoio de um especialista Engenheiro de Segurança ou Técnico de Segurança.

Validade das avaliações

A avaliação é válida por dois anos.

Avaliações de manutenção podem ser solicitadas pelas indústrias químicas para verificação de melhorias, atualização ou implementação de novos sistemas de trabalho.

Comissão Consultiva do Sassmaq

Os organismos certificadores e a equipe de auditores são soberanos no apontamento das respostas aos questionários, de acordo com as evidências apuradas na avaliação da empresa. Na qualidade de gerenciadora do programa, a Abiquim criou uma comissão consultiva específica para o SASSMAQ. Os principais objetivos da comissão são acompanhar a implantação do programa, debater e solucionar possíveis desvios na condução do mesmo e relatar os resultados de melhorias encontrados na gestão de segurança, saúde e meio ambiente na cadeia produtiva da indústria química.

A comissão é formada por profissionais da Abiquim, da indústria química, de representantes de organismos certificadores e de empresas prestadoras de serviços, de acordo com o estatuto publicado e aprovado pela Abiquim, com o poder de deliberar sobre as mudanças do sistema de gestão do SASSMAQ.

Perfil da empresa avaliada:

Download do arquivo a ser utilizado pelo organismo certificador. Destina-se ao preenchimento dos dados da empresa a ser avaliada objetivando identificação do escopo dos serviços.

 

Copyright© 1996-2012, ABIQUIM Associação Brasileira da Indústria Química. Todos os direitos reservados.