Benefícios da aplicação do Sassmaq

O SASSMAQ representa uma importante evolução para os serviços, com potencial de gerar efeitos positivos para todos os agentes envolvidos.

Torna mais ágil a seleção de uma prestadora de serviços e valoriza a imagem da indústria, por espelhar sua preocupação com a redução de riscos nas operações da cadeia do produto.

Para os prestadores de serviços de logística, a aplicação do sistema traz benefícios como a redução de custos, decorrentes do uso de um único sistema de avaliação reconhecido pela indústria química e um importante diferencial de mercado pela comprovação de sua capacidade para operações seguras com produtos químicos.

O Sassmaq tem como base o envolvimento e a participação das seguintes empresas e instituições:

  • Abiquim – É responsável pelo gerenciamento do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.
  • Organismos de certificação – São especializados e credenciados para a avaliação, inspeção e auditoria de sistemas.
  • Prestadoras de serviços de logística – São as empresas interessadas na aplicação do Sassmaq visando sua qualificação para atender a indústria química.
  • Indústria química – Como usuária dos serviços de logística procura estender a toda a cadeia produtiva os princípios de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade que adota em suas operações.

Abiquim

É responsável pelo gerenciamento do Sassmaq inclui a realização das seguintes atividades:

  • Edição e publicação do manual para implantação do sistema;
  • Divulgação do SASSMAQ;
  • Manutenção, revisão e atualização da sistemática de avaliação;
  • Estabelecimento de critérios para a qualificação de auditores;
  • Treinamento e qualificação dos auditores do sistema;
  • Manutenção e atualização do banco de dados de empresas avaliadas, organismos certificadores e auditores qualificados;
  • Desenvolvimento e integração dos sistemas, facilitando a sua aplicação;
  • Responsabilidade pelas questões relacionadas com a suspensão e o cancelamento de um termo de avaliação;
  • Aplicação de sanções oriundas de erros repetitivos ligados ao conteúdo de informações das empresas auditadas, de falhas mais graves ligadas a negligencia ou de fraude nas informações ligadas a aplicação do questionário;
  • Responsável pelo credenciamento e descredenciamento de um OC como avaliador SASSMAQ;
  • Manutenção e revisão da sistemática de aplicação do SASSMAQ, incluindo seus questionários de avaliação;
  • Manutenção dos programas de capacitação SASSMAQ regulares facultando a participação de profissionais do mercado e garantindo para os auditores dos OCs um programa com certificação e avaliação, onde estejam incluídos os principais temas ligados a Segurança, Saúde, Meio ambiente e Qualidade dos transportes rodoviários e das condições das operações das estações de lavagem;
  • Divulgação da sistemática de aplicação do SASSMAQ;
  • Desenvolvimento da integração dos sistemas, facilitando a sua aplicação;
  • Realização de auditorias de avaliação e acompanhamento dos OCs nos períodos determinados:
    • Destacar equipe para auditoria de acompanhamento de OC. Cada OC deverá ser avaliado regularmente em período não superior a 24 meses;
    • Submeter os resultados da auditoria na Comissão Consultiva do SASSMAQ, que pode deliberar sobre as ações de acompanhamento do OC, incluindo recomendação de melhorias.

A ABIQUIM não deve:

  • Impedir o acesso de qualquer OC aos seus serviços, desde que atendidos os requisitos gerais;
  • Estabelecer condições indevidas de qualquer natureza, inclusive financeiras, que dificultem o acesso dos OCs ao processo de avaliação;
  • Condicionar o acesso aos seus serviços, no que se refere ao SASSMAQ e à filiação a Abiquim.

Organismos certificadores

Responsabilidades:

  • Destacar auditores para treinamentos e para avaliações;
  • Aplicar o sistema de avaliação nas empresas prestadoras de serviços para a indústria química;
  • Preencher e enviar os formulários e questionários de avaliação;
  • Emitir documento que comprove a realização da avaliação;
  • Participar do processo de revisão do SASSMAQ, realizado pela Abiquim através de seus representantes na Comissão Consultiva SASSMAQ;
  • Informar à Abiquim os nomes das empresas avaliadas;
  • Informar à Abiquim os nomes dos auditores que participaram da avaliação;
  • Encaminhar os auditores que não atingiram o mínimo necessário de avaliações anuais exigidas pelo SASSMAQ para o treinamento de atualização na Abiquim;
  • Avaliar o desempenho dos auditores na aplicação do SASSMAQ;
  • Manter documentação a disposição para verificação, tais como perfil, contrato e troca de informações;
  • Garantir a fidelidade das informações dentro do sistema informatizado da Abiquim;
  • Exigir do pessoal que desenvolve atividades de verificação a assinatura de um contrato ou documento semelhante, pelo qual eles se comprometem a:
    • Cumprir as regras estabelecidas pelo OC, inclusive aquelas relativas à confidencialidade e à isenção de interesses comerciais ou de qualquer outra natureza;
    • Declarar qualquer relação, dele próprio ou de entidades às quais esteja ligado, atual ou passada, com a empresa candidata à verificação SASSMAQ, bem como com as empresas ou pessoas que prestaram serviços, visando à implantação ou implementação da mesma.
  • O OC deve manter registro das qualificações, dos treinamentos e das experiências de todos os auditores, bem como suas avaliações de desempenho;
  • Os auditores dos OCs serão descredenciados se não tiverem executado duas auditorias anuais completas (gerencial e especifico), para retornar ao grupo auditor credenciado é necessário realizar o treinamento de “Reciclagem SASSMAQ

Auditor(es) não deve(m):

  • Ter tido relacionamentos, nem ter sido empregado da empresa candidata à verificação. Estes envolvimentos devem ser contados apenas em intervalos de tempo que possam prejudicar a imparcialidade do processo de verificação, porém, nunca inferior a três anos;
  • Prestar serviços de consultoria, visando à implantação do SASSMAQ;
  • Orientar a empresa interessada na certificação a fazer contato direto com a ABIQUIM

Prestadoras de serviços de logística

As responsabilidades das empresas prestadoras de serviços de logística são:

  • Solicitar aos organismos certificadores a aplicação do sistema de avaliação;
  • Abrir suas instalações para a realização das avaliações;
  • Fornecer todos os dados solicitados pelos organismos certificadores;
  • Apresentar às indústrias químicas interessadas os formulários e questionários completos de avaliação (quando solicitados);
  • Apresentar às indústrias químicas o Termo de Avaliação (quando solicitado);
  • Regularizar a situação até 30 dias após o vencimento do termo de avaliação. Após esse prazo terá seu credenciamento cancelado;
  • As prestadoras de serviços para indústria química serão descredenciadas e retiradas do site nos casos em que sem prévio aviso ao OC:
    • Mudar o escopo do seu negócio;
    • Sofrer alterações significativas em algum dos seus processos avaliados;
    • Ficar comprovada a descaracterização da empresa, comprometendo o sistema avaliado e o serviço prestado;
    • Alteração de endereço;
    • Venda, fusão ou incorporação;
    • Tiver comprovadas irregularidades na condução do sistema de gestão durante a vigência do termo de avaliação;
    • Quando a idade da frota exceder os limites máximos de 10 anos para a tração de cargas a granel e de 15 anos para a tração de carga embalada.

Indústria química

À indústria química cabe a responsabilidade de

  • Solicitar às empresas prestadoras de serviços de logística a aplicação do sistema de avaliação;
  • Considerar a certificação SASSMAQ dentro dos requisitos para contratação;
  • Acompanhar a avaliação na unidade do prestador de serviço (opcional);
  • Solicitar os formulários e questionários completos de avaliação às empresas prestadoras de serviço;
  • Analisar as avaliações apresentadas pelas empresas prestadoras de serviço;
  • Qualificar ou não a empresa de prestação de serviço para a atividade a ser contratada.

Metodologia do sistema de avaliação

Toda avaliação será composta pelo “elemento central” e “elemento específico”.

Para empresas com mais de uma unidade operacional, a avaliação do “elemento central” será realizada apenas na matriz ou na unidade responsável pela gestão. A avaliação do “elemento específico” será realizada para cada unidade operacional.

Se a empresa auditada possuir alguma atividade operacional na Unidade considerada matriz, o elemento específico também deverá ser aplicado neste local.

O CNPJ da unidade auditada deverá constar nos documentos da auditoria.

Elementos central e específico

O “elemento central” é composto pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa.

O “elemento específico” refere-se aos serviços oferecidos e à estrutura operacional. A verificação desses aspectos é feita com base em três documentos:

  1. Formulário de avaliação
  2. Questionários de avaliação
  3. Guia de avaliação

Formulário de avaliação

  • Informações da avaliação
  • Informações da empresa avaliada
  • Comentários da empresa avaliada
  • Comentários do auditor ou auditores

Questionário de Avaliação

Requisitos do questionário de avaliação

  • Gerenciamento
  • Segurança, saúde e meio ambiente
  • Qualidade
  • Equipamentos
  • Operações
  • Segurança patrimonial
  • Inspeção no local

Classificação das respostas ao questionário de avaliação

  • Mandatórias: (M) São os requisitos legais e devem ser obrigatoriamente atendidos.
  • Indústria química: (I) São itens de interesse específico da indústria química.
  • Desejável: (D) São requisitos não obrigatórios, mas que demonstram o interesse da empresa em adotar um processo de melhoria contínua

Guia de avaliação

Orienta o auditor para a aplicação do questionário de avaliação. O guia pode ser utilizado pelas empresas prestadoras de serviços de logística como documento orientador.

Validade das avaliações

A avaliação é válida por dois anos. Avaliações de manutenção podem ser solicitadas pelas empresas de logística para verificação de melhorias, atualização ou implementação de novos sistemas de trabalho.

Documentação da Auditoria

O OC tem até 30 dias corridos após a realização do serviço para a inclusão da documentação da auditoria no sistema de administração da Abiquim (Painel de administração via web) e deve informar o seu cliente desse prazo incluindo esse ítem no contrato. Após a inclusão no sistema, a Abiquim junto com a Comissão Consultiva do SASSMAQ tem um prazo de até 7 dias úteis para aprovação da documentação. Nos casos de reprovação da documentação, o OC tem até 10 dias úteis para atendimento às pendências, prazos maiores deverão ser submetidos a avaliação da Comissão Consultiva do SASSMAQ.

NOTA: O painel de administração via web só existe para o SASSMAQ Rodoviário, os processos realizados nos outros módulos, devem ser encaminhados via e-mail para análise valendo os prazos estabelecidos anteriormente.

No caso de qualquer mudança nas regras, no questionário ou no estatuto da Comissão Consultiva SASSMAQ, haverá um prazo de 180 dias para sua implantação e, a partir deste prazo, os OCs se obrigam a auditar seus clientes, tanto nas verificações como nas reverificações, incluindo essas alterações. Os casos omissos deverão ser submetidos à apreciação da Comissão Consultiva SASSMAQ.

Comissão Consultiva do Sassmaq

Os organismos certificadores e a equipe de auditores são soberanos no apontamento das respostas aos questionários, de acordo com as evidências apuradas na avaliação da empresa. Na qualidade de gerenciadora do programa, a Abiquim criou uma comissão consultiva específica para o SASSMAQ. Os principais objetivos da comissão são acompanhar a implantação do programa, debater e solucionar possíveis desvios na condução do mesmo e relatar os resultados de melhorias encontrados na gestão de segurança, saúde e meio ambiente na cadeia produtiva da indústria química.

A comissão é formada por profissionais da Abiquim, da indústria química, de representantes de organismos certificadores e de empresas prestadoras de serviços, de acordo com o estatuto publicado e aprovado pela Abiquim, com o poder de deliberar sobre as mudanças do sistema de gestão do SASSMAQ

Perfil da empresa avaliada:

Download do arquivo a ser utilizado pelo organismo certificador. Destina-se ao preenchimento dos dados da empresa a ser avaliada objetivando identificação do escopo dos serviços.

 

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