Apresentação
Sumário Executivo
Introdução
O tamanho do desafio
Alicerces da proposta
Compromissos da
indústria química com o desenvolvimento brasileiro
Necessidades da indústria química
Conselho Diretor
Versão para impressão (PDF)
Versão em inglês (PDF)
   
     
 
Apresentação

A sustentação do crescimento da economia brasileira nos próximos anos, bem como o aproveitamento do potencial da biomassa e das oportunidades criadas pela futura exploração do pré-sal exigirão significativos investimentos na indústria química, setor responsável pelo fornecimento de uma grande variedade de insumos e produtos a todas as cadeias produtivas e, também, ao consumidor final.

A premência e a importância desses investimentos — estratégicos em um País que almeja situar-se entre as cinco maiores economias do mundo — estão espelhadas no vertiginoso crescimento das importações e, consequentemente, do déficit na balança comercial de produtos químicos.

O Pacto Nacional da Indústria Química vai além da quantificação dos investimentos. O estudo define os compromissos da indústria química com o desenvolvimento econômico e social do País e aponta os principais entraves que freiam as decisões dos investidores, nacionais e estrangeiros, em ampliar negócios no setor químico brasileiro. A remoção desses obstáculos é fator essencial para abrir o caminho que leva ao fortalecimento e sustentabilidade da economia brasileira.

São Paulo, junho de 2010

Conselho Diretor da Abiquim