Discurso proferido por  Fernando Figueiredo, presidente executivo da Abiquim, no 16º Encontro Nacional da Indústria Química, realizado em 12 de dezembro de 2011, em São Paulo.

O Programa Responsible Care®, introduzido pela ABIQUIM no Brasil em 1992, significou um compromisso ético da indústria química com a melhoria contínua nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

Nestes vinte anos de programa, a legislação sobre estas matérias evoluiu e as normas certificadoras passaram a incluir tais questões em suas verificações de qualidade, sendo que aquelas normas pioneiras do Atuação Responsável® passaram a fazer parte do dia a dia de todas as empresas industriais.

Por isso, poucos ainda lembram que os princípios fundamentais do Atuação Responsável®  são estar à frente no tempo, olhando o futuro e ser voluntário.

Em 2011, em consonância com estes princípios e observando as recomendações do ICCA – International Council of Chemical Associations, a Abiquim desenvolveu um novo Sistema de Gestão de Programa Atuação Responsável®, que incorpora o reconhecimento das certificações obtidas pela empresa, reduzindo, assim, o custo de certificação. Além disso, reforça o componente ético dos empresários do setor químico com as questões de saúde, segurança e meio ambiente.

O livreto com os requisitos do novo sistema de gestão será distribuído a todos os participantes, ao final deste encontro. As modificações feitas passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2012.

Gostaria de agradecer ao Mario Cilento, coordenador do Programa de Atuação Responsável® e a todas as associadas que participaram ativamente do grupo de trabalho instituído, pelo esforço, competência e dedicação conferidos á iniciativa.

Quero lembrá-los, ainda, que nos dias 11 e 12 de abril de 2012 será realizado, aqui em São Paulo, o 14º Congresso de Atuação Responsável, com a comemoração oficial dos 20 anos do programa no Brasil. Esperamos contar com o apoio e a participação de todas as empresas associadas em mais esta tão importante atividade.

Muito obrigado!


Copyright© 1996-2012, ABIQUIM Associação Brasileira da Indústria Química. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Brazweb Soluções Multimídia