O Comitê Brasileiro de Química (CB-10), respaldado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é oficialmente o único fórum nacional de normalização para os segmentos que compõem o setor químico instalado no Brasil, atribuição garantida pela resolução nº 7, de 24 de agosto de 1992, do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO).

Por intermédio de um convênio, estabelecido em 1994, com a Associação Brasileira da Normas Técnicas (ABNT), a ABIQUIM passou a abrigar em suas instalações a Secretaria do Comitê Brasileiro de Química (CB-10).

Desde então, a ABIQUIM vem mantendo, com recursos próprios, um quadro de profissionais especialistas nos processos de elaboração de Normas Brasileiras, incluindo a participação direta de membros de seu quadro gerencial na Superintendência do Comitê.

Assim, o setor químico passou a contar com um apoio técnico, específico e permanente para a criação de suas normas, as quais têm sido cada vez mais utilizadas pelas empresas como ferramentas estratégicas de negócios, ocupando uma posição de destaque em suas relações comerciais ou quando do atendimento a legislações específicas.

Além dos trabalhos de normalização no Brasil, o CB-10 participa, desde 1997, do acompanhamento das atividades da International Organization for Standardization (ISO) onde atua como "Membro Observador" nos comitês técnicos relacionados à química.

Participam do CB-10, além de seu Superintendente, do Secretário e de um corpo administrativo, vários representantes da sociedade técnica brasileira, oriundos das classes dos produtores, consumidores e de instituições governamentais e não governamentais, os quais atuam diretamente nas Comissões de Estudo que compõem o comitê.

Copyright© 1996-2012, ABIQUIM Associação Brasileira da Indústria Química. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Brazweb Soluções Multimídia