Comitês Brasileiros são células operacionais da ABNT. São órgãos de coordenação e planejamento das atividades de normalização desenvolvidas pelas Comissões de Estudo. Os CBs são normalmente constituídos de um Superintendente, eleito pelos sócios da ABNT, e uma Secretaria Técnica, geralmente patrocinada pelo representante mais expressivo do setor. Quanto ao CB-10, ele é representado pela ABIQUIM desde 1994.

Comissões de Estudo (CEs) são as células operacionais dos Comitês Brasileiros. São os fóruns técnicos onde são desenvolvidas as Normas voluntárias no nosso país. Elas possuem um âmbito de atuação específico, restrito a um escopo pré-aprovado pelo Conselho Técnico da ABNT.

Participam dessas Comissões, por meio de trabalhos voluntários, representantes de universidades, institutos, instituições governamentais, não governamentais e empresas produtoras e consumidoras (produtos e serviços). Por serem as únicas responsáveis pela qualidade do conteúdo técnico das Normas que desenvolvem, essas Comissões têm como obrigação a revisão periódica dessas Normas, mantendo-as sempre atuais em relação as suas similares internacionais, podendo, porém, adaptá-las às especificidades técnicas encontradas no Brasil.

Para mais informações sobre as Comissões de Estudo do CB-10, formas de participação, funcionamento, ou para propor a abertura de novas Comissões de Estudo, favor contatar a Secretaria do Comitê. cb10@abiquim.org.br

Copyright© 1996-2012, ABIQUIM Associação Brasileira da Indústria Química. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Brazweb Soluções Multimídia
Superintendência Secretaria